Você conhece a produção de etanol?

Tipo: Imagem  Categoria: Agricultura, Agronegócio, Cana-de-açúcar, Culturas Agrícolas, Desenvolvimento Tecnológico, Economia, Milho  Publicado: 10 Apr, 2024  Visualizar

Descubra os bastidores da produção de etanol!

No mundo do biocombustível, o milho e a cana-de-açúcar são destaque, mas têm características únicas. O milho, por exemplo, rende entre 370 e 460 litros de etanol por tonelada, mas demanda mais espaço e processos adicionais. Com vida útil de 2 a 3 anos, é fácil de armazenar, mas a produtividade por hectare é menor que a da cana.

A cana-de-açúcar, por sua vez, é uma campeã de produção! Com média de 70 toneladas por hectare, gera 70 a 80 litros de etanol por tonelada. Sua alta concentração de sacarose no caldo facilita a conversão em etanol por meio da fermentação. Além disso, o processo gera o bagaço, que pode ser reaproveitado para eletricidade ou etanol 2G, elevando a sustentabilidade.

A escolha vai além dos números, envolvendo fatores como clima, eficiência energética e impacto ambiental.

Este é um conteúdo produzido pela Equipe do De Olho no Material Escolar.

Palavras-chave: milho, cana-de-açúcar, etanol, biocombustíveis, fermentação, eletricidade, bagaço, indústria, tecnologia.