Projetos

Vivenciando a prática

De forma organizada, as empresas e propriedades rurais do setor abrem suas portas para visitas de professores, autores, editores, secretários da educação e alunos. A atividade proporciona uma imersão no mundo do agro de forma livre e agregadora para relacionamento, Seu objetivo é ampliar o conhecimento sobre a realidade do campo a partir da vivência.

Difere de uma visita, já que há um roteiro direcionado para que os participantes entendam todas as etapas e tenham liberdade e tempo para interação como também para sanar suas dúvidas.

É realizado em diferentes cadeias produtivas, dependendo da região do Brasil, porém, sempre contempla todas as etapas desde a produção até a agroindústria. Aborda temas como profissões, economia, tecnologia, produção, conservação e responsabilidade social.

Quer promover ou participar de um
Vivenciando a prática?

Agroteca

Fonte de conteúdo atualizado, baseado em fatos e dados científicos, com linguagem acessível e organizado, com curadoria da Escola Superior de Agricultura “Luiz de Queiroz” (ESALQ/USP).

Conteúdo com busca intuitiva que traz informação sobre os diferentes aspectos do agronegócio, como pesquisa, produção, transformação na agroindústria, impactos sociais e ambientais e questões econômicas, além de outros setores correlacionados. Disponível para consulta gratuita de toda a sociedade.

Material Didático

Realizamos a avaliação e orientação para composição do material didático para temas relacionados ao agronegócio. O trabalho é feito a luz da ciência e com parcerias acadêmicas ou de profissionais de notório saber; sempre com um comitê de pessoas.

Os projetos de revisão, análise ou consultoria dos materiais didáticos são realizados a partir de demanda da sociedade ou do setor educacional.

Também reunimos exemplos de conteúdo sobre o agro retratados nos materiais didáticos para compor nossos estudos. Eles podem ser enviados por email para nossa associação, com foto e identificação.

Relação com as editoras

Aproximação e ação com as principais editoras do Brasil para conscientização e projetos conjuntos para atualização do material escolar.

Relação com
o governo

Estabelecemos relações com os governos federal, estaduais e municipais relativas aos projetos em andamento. Com o apoio da Frente Parlamentar Agropecuária (FPA), o movimento contatou o Ministério da Educação e demais autoridades responsáveis para propor uma conduta de trabalho conjunta, o que se iniciou em dezembro de 2020.

Para embasar nossa argumentação sobre o tema agro, com consultoria científica, analisamos 80% do material comprado pelo governo federal no último Programa Nacional do Livro Didático.

Certificação de qualidade

Criar o primeiro selo de qualidade de alta reputação para material didático do Brasil, baseando-se em informações científicas e atualizadas, entre outros.

O projeto está sendo constituído a partir das melhores referências internacionais e será realizado por certificadoras qualificadas, que farão a validação e certificação dentro dos padrões definidos, atestando excelência para os materiais escolares aprovados.