Das culturas do campo para as culturas do palco

#Seliganocampo

O Programa Vivenciando a Prática também oferece uma peça teatral que aborda de forma breve, lúdica e positiva a história e evolução da agricultura, estimulando jovens que nunca haviam sido sensibilizados sobre a importância e o impacto deste setor produtivo para a sociedade e para nosso futuro. 
 

A peça teatral estreou na Agrishow 2024, em Ribeirão Preto / SP, com mais de 1500 telespectadores. Em apenas 9 meses impactamos 11.288 pessoas, em São Paulo, Mato Grosso do Sul e Rio Grande do Sul, levando não apenas conhecimento, mas principalmente acesso à cultura. 

alunos

professores

apresentações

municípios

O teatro foi escolhido como ferramenta educacional para potencializar o aprendizado na prática, estimulando ainda mais a empatia e a conexão entre campo e cidade, com linguagem acessível e bem-humorada, mostrando como o agro está inserido em nosso cotidiano, despertando curiosidade, interesse, senso de pertencimento e ampliando possibilidades de escolha e oportunidades das novas gerações.

O espetáculo tem aprovação pela Lei Rouanet, por meio do Programa Nacional de Apoio à Cultura (PRONAC nº 237994):

  • espetáculos gratuitos, levando educação e cultura para eventos, institutos e feiras, democratizando a iniciativa;
  • auditoria contínua, garantindo credibilidade, segurança e visibilidade para o projeto e seus patrocinadores. 

Para alunos: #Seliganocampo é um espetáculo para todas as idades, mas que impacta principalmente crianças e jovens do Ensino Fundamental ao Ensino Médio, incluindo colégios particulares e principalmente escolas das redes municipais de ensino, que representa 90% do público. É importante ressaltar que muitos dos alunos sensibilizados pela iniciativa nunca haviam assistido um espetáculo teatral.

Para professores: Os docentes são fundamentais para multiplicar conhecimento e formação das novas gerações. Em dezembro de 2024, tivemos uma plateia exclusiva de profissionais de ensino, composta por 220 professores, supervisores e especialistas em currículo do Curso Técnico em Agronegócio, de 51 Diretorias de Ensino do Estado de São Paulo, na estreia do programa de capacitação “Mestres no Agro”.