Você conhece a cadeia da piscicultura brasileira?
A piscicultura, com raízes em civilizações antigas como a China e o Egito, ganhou destaque no Brasil a partir do século XX, especialmente após a criação do DNOCS em 1930, que financiou projetos no semiárido. Com o avanço das tecnologias de manejo e um aumento na demanda por peixes cultivados, a produção brasileira alcançou 887 toneladas em 2023, com a tilápia sendo a espécie predominante. O futuro da piscicultura no Brasil é promissor, com tendências de integração com outras atividades agropecuárias e potencial para atender à crescente demanda interna.
Este material faz parte do livro “Afinal, o que é o agro?” escrito pelo Eng. Agrônomo Dr. Marcos Fava Neves (Professor da Universidade de São Paulo – USP), Eng. Agrônomo MSc. Vinícius Cambaúva (especialista em comunicação estratégica no agronegócio) e pelo médico veterinário Rafael Rosalino, consultor da Markestrat Group.
Palavras-chave: piscicultura, aquicultura, agronegócio, agricultura, produção, carne de peixe, peixe, atividade econômica, alimento, tilápia, Brasil.